sábado, 20 de março de 2010

A utilização das novas mídias pode contribuir em favor do meio ambiente?

Há algum tempo venho pesquisando o papel da mídia nas Relações Internacionais e a forma como a mídia tradicional e as novas mídias (em especial, a internet) podem contribuir para uma ação em favor das causas ambientais.

A análise dos teóricos das Relações Internacionais é bastante omissa quanto a essa participação da mídia no cenário internacional. Sequer admitem que a mídia seja um ator, novo ator ou sequer um ator emergente das Relações Internacionais.

Para o Direito Ambiental Internacional também não existem muitos estudos sobre como a mídia pode ser usada. O que existe são discussões sobre a forma como a mídia é usada por outros atores, em especial, as ONGS. Quanto a isso, realmente é interessante a análise pois, efetivamente, as ONGs sabem muito bem se utilizar nas novas tecnologias para se articularem politicamente em favor do meio ambiente.

A dúvida, todavia, é se realmente espaços virtuais como blogs e sites independentes podem apresentar argumentos críticos e novas informações que venham a propiciar algo de concreto em favor do meio ambiente.

Até que ponto a proliferação de informação e o amplo espaço existente na internet favorece um debate sério e verdadeiro?

No que tange ao aquecimento global, foco de um de meus estudos, tenho verificado a existência de diversos blogs e sites que trazem informações extremamente relevantes e confirma a tese de que o aquecimento global é algo a ser enfrentado de forma urgente e séria em nível global. Todavia, na mesma rede, é possível encontrar informações que rebatem os estudos até então apresentados e questionam a sua veracidade.

Bem, em face disso, gostaria de pedir para as pessoas que eventualmente venham a ler essas minhas palavras que deixem algum comentário a respeito do assunto.

Gostaria muito de saber qual a opinião de cada um que se interessa pelo meio ambiente e que tenha algo a dizer sobre essa relação entre mídia-meio ambiente.

Quem souber de algum estudo sobre o que informei acima peço que entre em contato pois na infinidade de informações presentes na rede nem sempre se consegue identificar tudo o que nela existe de importante.

Os contatos podem ser feitos junto a esse blog ou diretamente por email advrso@gmail.com

Desde já, meu muito obrigado.
Rafael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário