O trabalho transita entre a área das Relações Internacionais, Direito Internacional Ambiental e Comunicação Política Internacional e pode ser acessada em formato PDF
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Referência da tese conforme regras da ABNT:
OLIVEIRA, Rafael Santos de. A mídia como ator emergente das Relações Internacionais: seu protagonismo no uso do soft power frente aos desafios das mudanças climáticas.Florianópolis: UFSC, 2010. 418 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Direito, Centro de Ciências Jurídicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
A seguir transcrevo o resumo e o sumário para que todos possam compreender um pouco mais o conteúdo presente na tese.
RESUMO
A caracterização do papel e do poder da mídia no contexto de surgimento de novos atores das Relações Internacionais é um grande desafio. Diante das novas tecnologias da informação e comunicação diversas mudanças ocorreram no cenário internacional e no exercício do poder político contemporâneo. Por essa razão, a presente tese tem por objetivo investigar o protagonismo da mídia na utilização do soft power para a discussão política internacional das mudanças climáticas e a sua configuração como ator emergente das Relações Internacionais. Para tanto, são analisadas as características elementares dos principais atores do cenário internacional, quais as principais teorias da comunicação no intuito de estabelecer a relação da mídia com os fenômenos contemporâneos e como ocorreu a sua inserção no contexto das relações internacionais. Também se analisa a expansão da comunicação política internacional e as implicações da inserção das novas mídias e dos novos desafios oriundos da era da informação em rede. A tese foi estruturada em quatro capítulos onde, por meio da utilização do método de abordagem hipotético-dedutivo e da realização de pesquisa bibliográfica, documental e uso da técnica de análise de conteúdo, foi possível confirmar a hipótese de que a mídia adquiriu o status de ator emergente das Relações Internacionais. Como resultado da tese, se confirmou a hipótese principal da pesquisa reconhecendo-se a crescente importância da mídia junto ao cenário internacional, especialmente, pela utilização do soft power para agendar e enquadrar as discussões políticas internacionais acerca das mudanças climáticas.
Palavras-chave: mídia, atores emergentes, relações internacionais, soft power, mudanças climáticas
SUMÁRIO
2.2.1 A teoria do agenda setting e a influência da mídia na fixação da ordem de relevância dos temas
3 A EXPANSÃO DA COMUNICAÇÃO POLÍTICA INTERNACIONAL E A EMERGÊNCIA DA MÍDIA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
3.3 O desvendar da comunicação política internacional: identificando as conexões entre a mídia e as relações internacionais
3.3.3 A mídia constrangedora: o poder de intervir no processo de tomada de decisão e fazer política em tempo real (real-time policy)
3.3.5 A mídia como ator instrumental: media diplomacy e os meios de comunicação como aliados nas negociações políticas internacionais
3.5 A inserção das novas mídias no cenário internacional: compreendendo os desafios da comunicação de massa na era da informação em rede
3.5.4 A interação por meio das redes sociais: a contribuição do Orkut, Facebook, Twitter e Youtube na discussão de temas globais
b) Twitter e a política em 140 caracteres
4 O SOFT POWER DA MÍDIA FRENTE AOS DESAFIOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O SURGIMENTO DE UM ATOR EMERGENTE
4.1 Mass media e soft power: desvendando a teoria de Joseph Nye em face das novas relações de poder na era da informação global
4.2 Rompendo o silêncio: o despertar da opinião pública mundial e da mídia para as mudanças climáticas e o aquecimento global
4.2.1 O caminho de Estocolmo ao Rio de Janeiro na busca pela proteção internacional do meio ambiente
4.2.2 A (re) construção do cenário político ambiental diante das preocupações com o aquecimento global
b) A contribuição do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) diante das difíceis negociações durante as Conferências das Partes da CQNUMC
a) A cobertura da mídia tradicional sobre as mudanças climáticas: uma análise a partir da imprensa brasileira, italiana e norte-americana
4.3.3 As mudanças climáticas nas novas mídias globais: do jornalismo online ao ciberativismo em blogs e redes sociais na Internet
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