sábado, 12 de junho de 2010

II Congresso Ciências, Tecnologias e Culturas: diálogo entre as disciplinas do conhecimento: pensando o futuro da América Latina e do Caribe

 29 de outubro a 01 de novembro de 2010.

USACH-Santiago-Chile.

Convoca-se aos acadêmicos a apresentar artigos para o simpósio:

AMERICA LATINA E O CARIBE NA ENCRUZILHADA AMBIENTAL: DIMENSÃO POLÍTICA, JURÍDICA E ESTRATÉGICA


CONVOCATÓRIA (sumário do simpósio):

•         A problemática ambiental e suas implicações políticas, jurídicas e estratégicas tem se transformado em um aspecto fundamental da agenda política internacional, e sua projeção no tempo indica que esta tendência aprofundar-se-á ainda mais. Basta relembrar como, hoje em dia, existe uma grande expectativa a respeito da evolução do fenômeno das mudanças climáticas, o que, entre outros aspectos, gerou também uma grande expectativa de que os países tivessem alcançado algum tipo de acordo na Cúpula de Copenhague de 2009, o que não ocorreu.


•         O certo é que o tema da gestão do planeta como um todo, a fim de ter em consideração os problemas derivados da crise ambiental global tem levado à percepção de que estamos em um processo irreversível de construção de algum tipo de governança global, de caráter inédito na história. Como será essa governança? Que instituições serão as que irão gerir politicamente o planeta como um todo? Que papel desempenharão os Estados Nacionais? Como serão os jogos de poder nesta nova realidade política global emergente? Quais instituições serão as que formarão jurisprudência global e quais instituições serão as forças de segurança que obriguem ao cumprimento de seus mandados?

•         Assim, na presente mesa de trabalhos busca-se analisar temas como a governança global e a biodiversidade; ou as distintas perspectivas a respeito da sustentabilidade para os países da região, como, por exemplo a perspectiva pós-colonial e a análise do “risco generalizado”, entre muitas outras.

•         Hoje em dia, esta parte do mundo tem as maiores reservas de água doce do planeta, possui a maior área de floresta tropical do mundo, tem grandes extensões oceânicas, exporta a maior quantidade de alimentos do planeta, entre outras características. Todos estes fatores serão chaves nos desenvolvimentos da nova ordem internacional global que está emergindo sob a marca indelével de problemas de tal magnitude como as Mudanças Climáticas. E, neste mesmo sentido, também se colocam novos desafios desde a perspectiva estratégica, da segurança, e da geopolítica da ordem mundial emergente.

•         Com essa proposta, convoca-se a todos os acadêmicos interessados na análise multidisciplinar desta temática, a que enviem seus trabalhos e participem deste simpósio.

COORDENADORES:
1. Dr. Luis Ernani Bonesso de Araujo, Brasil; ernani@gmail.com
2. Dr. Jerônimo Tybusch, Brasil, jeronimotybusch@yahoo.com.br
3. Dra. Mirka Seitz, Argentina,  mirkaseitz@fibertel.com.ar
4. Dr. Fernando Estenssoro, Chile; fernando.estenssoro@usach.cl
5. Ms. Vinicius Garcia, Brasil; vigarciavieira@gmail.com



Resumos

•         Enviem seus resumos aos e-mails dos coordenadores, sob as seguintes características:

•         Serão aceitos resumos dos trabalhos de até 200 palavras, acompanhados das referências institucionais do(s) autor(es), indicando e-mail, grau do expositor (Doutor, Mestre, Bacharel, Profissional, ou outro)

•         Prazo para envio: até 30 de junho de 2010.

Trabalhos: máximo de 15 páginas, sob os padrões da ABNT, devem ser enviados até 31 de agosto de 2010.

•         Somente serão aceitos no Simpósio trabalhos aprovados. Em função de que a Coordenação do Simpósio avalia os trabalhos a serem expostos, somente poderão ser incluídos no Programa e ser expostos os resumos e trabalhos efetivamente enviados aos coordenadores nas datas previstas.

Idiomas:
•         O Congresso contemplará apresentações em português, espanhol e inglês. Os coordenadores dos simpósios poderão aceitar trabalhos em outros idiomas.

Valores de inscrição para direito à participação:
•         Autores professores universitários e profissionais de instituições de investigação: US$ 80,00 (Otenta Dólares americanos).
•         Autores estudantes de pós-graduação: US$ 60,00 (Sessenta Dólares americanos).

Ver toda a Informação sobre o Congresso em:
http://www.internacionaldelconocimiento.org

Atenciosamente,
Prof. Ms. Vinícius Garcia Vieira
Faculdade Palotina de Santa Maria - FAPAS
Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade - GPDS/UFSM


Um comentário:

  1. Prof. Rafael,
    Que bom que você nos informa a respeito de Seminários e Congressos para que possamos enviar Resumos e Artigos.Todos professores do Direito deveriam incentivar os alunos à pesquisa como o senhor.
    Boa sorte com a tese de doutorado na UFSC!!!!!!!!!
    Best regards,
    Laura Mariotto

    ResponderExcluir